Em recente reunião com os embaixadores da Bélgica, da Holanda e o vice presidente General Hamilton Mourão, os embaixadores manifestaram sua grande preocupação com a preservação da Amazônia. A Europa toda tem preocupações com o desmatamento da Amazônia.
O que tem que ficar muito claro, é que não é o desenvolvimento que prejudica o meio ambiente, o que de fato o prejudica é a miséria, a pobreza. O desenvolvimento, muito pelo contrário, explora os recursos naturais com o mínimo de impacto, com toda segurança e sempre com um plano de recuperação ou de compensação.
O que devastou as florestas europeias, americanas, africanas e brasileiras não foi o desenvolvimento, foi a miséria destes continentes nos séculos passados.
A preocupação dos Europeus é legítima, mas é infundada ou estão mal informados. É um péssimo negócio para o Brasil não preservar o meio ambiente. Nossos grandes clientes internacionais simplesmente vão boicotar os produtos brasileiros se não formos responsáveis.
A nossa dificuldade em combater os desmatamentos ilegais está muito relacionado a incompetência e a má gestão dos recursos públicos. Enquanto ONGs receberam bilhões de reais para falar mal do Brasil, o IBAMA sofre com a falta de recursos e precisa de apoio da PF e exército para fazer suas ações de combate ao desmatamento e queimadas.
Precisamos comunicar claramente com o mundo, de forma direta e sem intermediários, para que não paire dúvidas sobre o nosso interesse em promover o desenvolvimento do Brasil, respeitando o meio ambiente.