Imagem retirada de pesquisa no "Google Imagens"

O bonsai e o sistema tributário brasileiro

Publicado em 17 de setembro de 2019 | Por Alexis Fonteyne

Quanto mais eu estudo o sistema tributário brasileiro, e vou tentando desvendar os seus mistérios, mais eu enxergo a semelhança dele com um bonsai.

O sistema tributário brasileiro é todo retorcido, cheio de sinais de limitação, tendo que ser cuidado frequentemente para não crescer, com cara de velho, necessitando de muitas mãos para ser tratado.

O sistema é aquilo! O resultado de podas por anos a fio, não compete com o crescimento, sua “beleza” é se limitar a crescer.

É até bonito, numa visão irônica, dizer: “Como conseguimos criar algo tão distorcivo” ? Como fomos capazes de chegar neste resultado?

Com todo respeito a cultura milenar dos bonsais, eu não quero que o nosso sistema tributário tenha esta semelhança, o sistema tributário tem que se parecer com uma muda de eucalipto, que cresce rápido, reta, descomplicada, dá pouco trabalho e que, em poucos anos, está robusta e imponente.

Leia mais!

Entenda o que é Custo Brasil

Frequentemente vimos estampado nas manchetes dos jornais a expressão “Custo Brasil”, esse se tornou um termo muito usado, que agrupa um conjunto de fatores que encarecem cada vez mais produtos e serviços no país, tirando a nossa competitividade diante do mundo.

Leia mais »

Acompanhe e Compartilhe!

Me siga nas redes sociais.

Fique por dentro!

Cadastre-se para receber notícias e novidades do meu mandato.

Faça sua doação

Conheça o #AGENTEqueFAZ, nosso programa de voluntariado para distribuição de cestas básicas .