Entenda o que é Custo Brasil

Frequentemente vimos estampado nas manchetes dos jornais a expressão “Custo Brasil”, esse se tornou um termo muito usado, que agrupa um conjunto de fatores que encarecem cada vez mais produtos e serviços no país, tirando a nossa competitividade diante do mundo. Continue lendo para entender de uma vez por todas o que é custo Brasil.

O que é custo Brasil?

A expressão é usada para indicar um conjunto de dificuldades estruturais, burocráticas, trabalhistas e econômicas que atrapalham o crescimento do país, influenciam negativamente o ambiente de negócios, encarecem os preços dos produtos nacionais e custos de logística, comprometem investimentos e contribuem para uma carga tributária excessiva.

Quando o termo apareceu pela primeira vez?

Em 1995, no ano seguinte ao lançamento do Plano Real, quando a CNI (Confederação Nacional da Indústria) promoveu um seminário para discutir o tema, especialmente a reforma tributária. A complexidade do nosso sistema tributário continua sendo um dos fatores que mais pesam no custo-Brasil.

Veja alguns exemplos de custo Brasil:

·         Burocracia para abrir um negócio;

·         Alto custo do capital;

·         Encargos trabalhistas elevados;

·         Educação de baixa qualidade;

·         Sistema tributário complexo;

·         Infraestrutura (transporte, energia, saneamento, telecomunicações) inadequada.

Quanto perdemos com o custo Brasil?

A estimativa é que o custo Brasil retire R$ 1,5 trilhão por ano das empresas instaladas no país, isso representa 20,5% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro.

Principal consequência: perda de competitividade

O efeito do custo Brasil é a perda de competitividade global. O Brasil entra no mercado com grande desvantagem em relação aos países desenvolvidos. Mesmo entre economias com características similares à brasileira, relatório de competitividade elaborado pela CNI apontou que o Brasil ocupa a 17ª posição dentre 18 países avaliados.

Como cortar o Custo Brasil?

Todos os dados apresentados demonstram o quanto é importante cortamos o Custo Brasil para melhorar a capacidade do país de competir e de se desenvolver. A saída para o Brasil crescer e se livrar de entraves burocráticos passa pela aprovação das agendas de reformas no Congresso Nacional, especialmente as reformas administrativa e tributária, que vão diminuir o tamanho do Estado e trazer simplificação e eficiência.

Leia mais!

Acompanhe e Compartilhe!

Me siga nas redes sociais.

Fique por dentro!

Cadastre-se para receber notícias e novidades do meu mandato.

Faça sua doação

Conheça o #AGENTEqueFAZ, nosso programa de voluntariado para distribuição de cestas básicas .