FP da Bioeconomia

Deputado Alexis Fonteyne assume presidência da Frente Parlamentar Mista da Bioeconomia

por: Fernanda Leite

 

O Deputado Federal Alexis Fonteyne participou na quarta-feira (10) do Seminário Virtual da  Frente Parlamentar Mista pela Inovação na Bioeconomia e recebeu oficialmente a presidência da frente do agora líder da bancada do NOVO, Paulo Ganime.

“É gratificante para mim assumir esse posto como presidente da Frente Parlamentar Mista da Bioeconomia e continuar o bom trabalho de meu amigo Ganime”, declarou. Paulo Ganime permanece compondo o quadro e assume a vice-presidência.  

Fonteyne mediou o evento que tinha como pauta o tema Bioquímicos e biomateriais: a inovação tecnológica na geração de soluções de baixo carbono, que com a participação dos integrantes da frente e do Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações Marcos Pontes. 

A frente da bioeconomia tem um grande potencial para construir políticas públicas para impulsionar o desenvolvimento econômico sustentável da sociedade com inovação tecnológica. Essas são áreas fundamentais para o restabelecimento econômico do país durante e após a pandemia.

Alexis Fonteyne participa de bate papo com o prefeito de Campinas.

O deputado federal Alexis Fonteyne, eleito por São Paulo, pelo partido NOVO, participou no último dia de 07 de abril de uma live (transmissão ao vivo) com o prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos). Quem também participou do bate papo foi o vereador de Campinas, Paulo Gaspar (NOVO).

Leia mais »

Entenda o processo orçamentário brasileiro e as principais polêmicas envolvendo as leis orçamentárias em 2021

O que é orçamento público?
Para prestar serviços e manter o país funcionando, o governo precisa de dinheiro, por isso ele arrecada recursos, que em sua maior parte advêm dos tributos que a população paga. De maneira simplificada, o Orçamento Público é o documento que mostra quanto de impostos, taxas e contribuições o governo recolhe e quanto ele gasta em cada área.

Leia mais »

Nova Lei Cambial, o que muda?

A Nova Lei Cambial foi aprovada na última semana de votações na câmara dos deputados. O PL 5.387/2019 pretende simplificar e modernizar a legislação cambial brasileira, por meio de alterações que podem ser agrupadas em cinco ordens:

Leia mais »

O que esperamos do novo presidente da Câmara dos Deputados

No dia 1o de fevereiro de 2021, os 513 deputados federais vão escolher o próximo presidente da Câmara dos Deputados, para o biênio 2021-2022. A escolha é de fundamental importância para a política brasileira, visto que o presidente da Câmara é o segundo na linha sucessória presidencial, além de ser responsável pela escolha dos projetos que vão entrar na pauta de votações da Casa ao longo dos próximos dois anos, e decidir sobre a viabilidade de abertura de processos de impeachment e de Comissões Parlamentares de Inquérito. O grupo de parlamentares que assinam esse manifesto, ciente do peso da responsabilidade do cargo, cobra compromissos que o candidato à presidência da Câmara deve assumir para receber o seu apoio.

Leia mais »

Impactos Setoriais com a Reforma Tributária

A CCIF fez uma nota técnica em que apresenta projeções dos impactos macroeconômicos, setoriais e distributivos que a reforma tributária gerará na economia. O trabalho constrói um modelo que possui 86.628 equações e 95.205 variáveis, para simular alguns cenários com a reforma tributária. 

Leia mais »

Brasil pode chegar a 100% de dívida do PIB até o final de 2020

A dívida bruta dos governos chegou em R$ 6,36 trilhões em Agosto de 2020. Superando a marca de cerca de 88,8% do PIB. Recorde histórico da série iniciada em Dezembro de 2006. O FMI estimou que este valor chegue à cerca de 101% no final de 2020. Isto é, a dívida bruta ultrapassará o valor do PIB no final deste ano.

Leia mais »

O real desvalorizou mais do que o peso argentino

O real é a moeda que mais se desvalorizou em 2020. Até outubro de 2020, o real já havia perdido cerca de 30% do seu valor em relação ao final de dezembro de 2019. É claro que a pandemia influenciou nesta desvalorização, no entanto, nenhum país teve a moeda tão depreciada como a nossa, isso expôs diversas fragilidades na nossa economia e formas equivocadas que lidamos com crises.

Leia mais »

Newsletter

Ação cidadã

Fique por dentro do nosso programa de voluntariado para distribuição de cestas básicas.