
Novo Marco Legal do Gás foi aprovado com o apoio da bancada do NOVO na Câmara
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O Brasil é altamente dependente do transporte por caminhões. Modernizar as leis da cabotagem permite que isso seja mudado. A cabotagem representa apenas 11% das cargas transportadas no Brasil, apesar de termos 8 mil km de costa e 80% da população residindo próximo ao litoral.
A cabotagem não se desenvolve no Brasil pelo PROTECIONISMO. Com um ultrapassado pensamento ESTADO-DESENVOLVIMENTISTA foram criadas restrições que beneficiariam a indústria naval brasileira, que nunca floresceu de verdade. Assim, tirou-se a competitividade de todos os setores.
Por exemplo, a Lei 9.432/1997 proíbe que embarcações estrangeiras façam transporte de mercadorias na costa brasileira, a não ser que operadas por empresas nacionais e apenas em caso de falta de embarcações brasileiras. Operam apenas alguns poucos players, o preço sobe.
As barreiras diminuem competidores internacionais na oferta de frete ao passo que também criam ineficiência aos operadores, que são obrigados a comprar da indústria local. O setor do transporte fica submisso à indústria naval, o que encarece o produto transportado.
A indústria naval brasileira dispõe de privilégios tributários que também minam a concorrência. A construção de embarcações, ao contrário da fabricação de todos os outros demais bens da economia, é isenta de toda tributação indireta (ICMS, PIS, COFINS e IPI).
O PL 4.199/20 permite o afretamento de uma embarcação estrangeira a casco nú, independente de contrato de construção em eficácia ou de propriedade de embarcação brasileira, limite que será ampliado para 2 embarcações em jan/21, 3 em jan/22 e livre a partir de jan/23.
O PL revoga diversos dispositivos legais esparsos, com destaque para o Decreto legislativo 123/1892, que restringe a navegação de cabotagem a navios nacionais; e o Decreto-Lei nº 2.784/1940, que também trata da cabotagem, limitando o uso de embarcações estrangeiras.
Nem tudo são rosas, o PL cria a obrigação de que sejam oferecidas vagas para oficialatos brasileiros nas embarcações brasileiras e estrangeiras e incumbe o executivo a fixar número mínimo. Eis uma reserva de mercado sem sentido que o NOVO vai buscar retirar.
A bancada do NOVO vai seguir trabalhando para que o projeto seja pautado, assim como vai apresentar mais flexibilizações para promover a abertura para um setor tão importante e estratégico para o Brasil, permitindo que a iniciativa privada resolva mais este problema.
O BR do Mar é um exemplo das reformas microeconômicas, que no conjunto permitem abertura de mercado e aumento da produtividade da economia. Às vezes chamam menos atenção do que as grandes reformas, mas todas juntas são tão importantes quanto!
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O deputado federal Alexis Fonteyne, eleito por São Paulo, pelo partido NOVO, participou no último dia de 07 de abril de uma live (transmissão ao vivo) com o prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos). Quem também participou do bate papo foi o vereador de Campinas, Paulo Gaspar (NOVO).
O Partido NOVO entrou com Ação Direta de Inconstitucionalidade no STF (Supremo Tribunal Federal) para suspender trecho da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que abre margem para o uso político e eleitoral das emendas de bancada.
As lições aprendidas com o Plano Real para domar a inflação precisam nos guiar na discussão sobre como melhorar nosso sistema de impostos e competir globalmente em 2019
O que é orçamento público?
Para prestar serviços e manter o país funcionando, o governo precisa de dinheiro, por isso ele arrecada recursos, que em sua maior parte advêm dos tributos que a população paga. De maneira simplificada, o Orçamento Público é o documento que mostra quanto de impostos, taxas e contribuições o governo recolhe e quanto ele gasta em cada área.
Publicada ontem, no Diário Oficial, a portaria 1.696/21 que permite a negociação de dívidas tributárias vencidas no período de março a dezembro de 2020 e não pagas por conta da pandemia causada pela Covid-19.