WhatsApp Image 2021-06-25 at 16.51.59

Alexis Fonteyne visita Reitoria da UNICAMP e anuncia emendas para o Hospital de Clínicas

Na última sexta-feira, dia 25 de junho, o deputado federal Alexis Fonteyne (NOVO-SP) visitou a reitoria da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) e pode conhecer o novo reitor, Antonio José Meirelles, e a vice-reitora, Maria Luiza Moretti. O vereador de Campinas, Paulo Gaspar (NOVO), e o superintendente do Hospital de Clínicas, Antonio Gonçalves de Oliveira Filho, também participaram do encontro. Em pauta dois temas de inclusão social produtiva: educação e saúde.

Natural de Campinas, Alexis iniciou a reunião reforçando o papel da UNICAMP na formação de profissionais para o Brasil e para o mundo. Segundo ele “A UNICAMP tem uma função importantíssima, até de dar o exemplo para as outras instituições, como é importante fazer a integração academia com mercado empresarial, de modo que a gente potencialize os ambientes de negócios”.

O reitor, Antonio José Meirelles, observou que a universidade cumpre bem essa missão e pretende ir mais adiante. “Já decidimos nessa nova gestão em estabelecer um projeto de longo prazo baseado num consórcio entre a pesquisa na Universidade, a ação no mundo empresarial e os objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU”, comentou Meirelles.

A vice-reitora, Maria Luiza Moretti, informou que está em andamento um levantamento detalhado sobre as ocupações que exercem os ex-alunos formados. “Esses indicadores serão vitais para discussão em um congresso de Educação Superior que acontecerá ainda neste ano, bem como, para estabelecermos novas diretrizes para ampliar a inclusão dos nossos alunos no mercado”, explicou Moretti.

Alexis Fonteyne relacionou o tema com o seu trabalho pela redução do custo Brasil e pelo aumento de oportunidades para os talentos brasileiros. Uma preocupação atual é com a ‘fuga de cérebros’. Para o parlamentar, “tudo isso passa por políticas que temos que tratar no Congresso Nacional, como a de fortalecer o conceito de inclusão social produtiva e autossustentável”. Ele ressaltou ainda a necessidade de “deixar o ambiente brasileiro tão competitivo quanto os outros mercados internacionais é uma das medidas para minimizar a perda de cérebros brasileiros, que são muito bem-vistos no exterior pela formação e adaptabilidade”.

Na ocasião, entre outros assuntos discutidos, Fonteyne formalizou a indicação de uma emenda parlamentar para o Hospital de Clínicas da UNICAMP no valor de R$ 500.000,00. O Hospital de Clínicas foi outra instituição de Campinas que apresentou projeto e recebeu indicação de recursos no orçamento por parte do deputado Alexis Fonteyne. A previsão é de que as emendas de custeio serão usadas na compra de remédios e no kit intubação, que tem sido tão necessário nesse momento de pandemia.

Leia mais!

Acompanhe e Compartilhe!

Me siga nas redes sociais.

Fique por dentro!

Cadastre-se para receber notícias e novidades do meu mandato.

Faça sua doação

Conheça o #AGENTEqueFAZ, nosso programa de voluntariado para distribuição de cestas básicas .