Alexis Fonteyne participa de evento da ANFIP sobre Reforma Tributária

No dia 28 de abril, a ANFIP (Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil) realizou um evento on-line com transmissão ao vivo para debater o tema “Reforma Tributária – A possível ou a necessária?”.

 

  • Participantes:

 

O evento foi mediado pelo jornalista Sérgio Lerrer e teve a participação de convidados engajados na matéria. O deputado federal Alexis Fonteyne (NOVO-SP), que atua com protagonismo na Comissão Mista da Reforma Tributária, participou do debate ao lado do deputado federal Luis Miranda (DEM-DF), presidente da Frente Parlamentar Mista da Reforma Tributária. Também compareceram Eurico Marcos Diniz de Santi, diretor do Centro de Cidadania Fiscal e coordenador do NEF (Núcleo de Estudos Fiscais) da FGV (Fundação Getúlio Vargas) e Vitor Puppi, presidente da ABRASF (Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais ) e Secretário Municipal de Finanças de Curitiba-PR. Além do presidente da ANFIP, Décio Bruno Lopes e o vice-presidente de Estudos e Assuntos Tributários da ANFIP, César Roxo Machado.

  • Reforma Tributária

 

A motivação do evento são as dificuldades de se fazer uma Reforma Tributária ampla em nosso complicado sistema tributário nacional. Atualmente, existem duas Propostas de Emenda à Constituição (PECs) principais que vem sendo avaliadas na Comissão Mista da Reforma Tributária instalada no Congresso Nacional. São as PECs 45, originária da Câmara dos Deputados, e a 110, do Senado Federal, ambas de 2019.

Durante a abertura, o presidente da ANFIP, Décio Bruno Lopes, alertou sobre a importância de as alterações na legislação tributária serem bem delimitadas, pois envolvem as finanças públicas dos três entes federativos, União, estados e municípios.

  •  A reforma possível ou a necessária?

 

Considerando o momento de crise causada pela pandemia de Covid-19, a importância da realização da reforma fica ainda mais evidente. Embora existam dificuldades quanto ao consenso político em torno das melhores medidas, é fundamental que busquemos fazer a reforma necessária.

A discussão no Congresso Nacional é uma oportunidade para trabalhar por uma reforma que resolva mesmo os problemas do Brasil e simplifique nosso sistema tributário. O deputado federal Alexis Fonteyne falou da importância de voltar a discutir a Reforma Tributária, pensando no Brasil pós pandemia e em todos os problemas estruturais que já existiam. Para ele “o sistema tributário brasileiro destrói valores, ele acaba dificultando a abertura de negócios e a geração de emprego e renda”.

 

A fim de melhorar a legislação atual, o parlamentar destacou alguns princípios que devem nortear a proposta ideal de Reforma Tributária: simplicidade para o contribuinte; coordenação dos Fiscos nas três esferas sem perda de autonomia; transparência para o consumidor que paga a carga tributária; neutralidade no pagamento de imposto sobre o salário e igualdade no sistema tributário.

Ao longo do debate, foi aberto espaço para questões realizadas pelos representantes da ANFIP e os convidados puderam comentar diversos tópicos sobre a matéria.

 

Confira a gravação completa do evento:

Leia mais!

Alexis Fonteyne participa de debate sobre privatização dos Correios na TV Câmara

Propostas de privatização costumam implicar em grandes debates, pois estão relacionadas com a própria concepção de Estado que cada espectro político defende. No caso dos Correios, essa discussão está sendo ainda mais acirrada, pois se trata de uma empresa pública que atua em quase todo o país e já faz parte do próprio imaginário brasileiro. No entanto, será que o atual modelo de negócios da empresa se sustenta? Será que esse é o melhor modelo para os Serviços Postais no Brasil?

Leia mais »

Aprovado relatório do deputado Alexis Fonteyne pela rejeição do PL que limitava a taxa de serviço cobrada pelas empresas de aplicativos de mobilidade

O PL 448/2019, que limitava em 10% a taxa de cobrança dos motoristas pelas empresas de aplicativos de mobilidade, como a Uber, entrou em votação na CDEICS (Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços) da Câmara dos Deputados no dia 05 de maio. A proposta foi rejeitada nos termos do parecer do relator Alexis Fonteyne (NOVO-SP).

Leia mais »

Entenda os próximos passos da Reforma Tributária

A prioridade para a agenda de reforma tributária foi anunciada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) desde o final do mês de abril. No dia 04 de maio, o relator da Comissão Mista da Reforma Tributária, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), chegou a apresentar seu parecer sobre a matéria.

Leia mais »

Acompanhe e Compartilhe!

Me siga nas redes sociais.

Fique por dentro!

Cadastre-se para receber notícias e novidades do meu mandato.

Faça sua doação

Conheça o #AGENTEqueFAZ, nosso programa de voluntariado para distribuição de cestas básicas .