Alexis Fonteyne atua contra projeto que autoriza reestatização da EMBRAER

O PL 3084/20, que autoriza que o Poder Executivo Federal assuma o controle acionário da EMBRAER, está tramitando pela CDEICS (Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços) da Câmara dos Deputados. O deputado federal Alexis Fonteyne (NOVO-SP) marcou sua posição contrária à proposta e pediu retirada de pauta na reunião do dia 9 de junho. Além da retirada de pauta, o deputado também apresentou voto em separado pela rejeição do projeto. Para ele, não faz sentido revertermos uma privatização de sucesso.

No final da década de 1980, a EMBRAER quase chegou à falência, após a privatização, em 1994, a empresa começou a se recuperar e teve sua reestruturação impulsionada por novos projetos e parcerias. Os números mostram que o Brasil saiu fortalecido do processo de desestatização. Para se ter uma ideia, em 1994 a EMBRAER teve prejuízo de R$ 321 milhões. Em 2010, o lucro já chegava a quase R$ 600 milhões.

A EMBRAER fabricava pequenas aeronaves regionais e, após o processo de privatização, passou a produzir para o mercado e se tornou uma das três maiores empresas de montagem de aviões do mundo, o parlamentar salientou que o crescimento da empresa é consequência da boa gestão privada e que o maior beneficiário dessa boa gestão é o próprio governo que ainda tem participação acionária.

O deputado defendeu que “A privatização da Embraer foi um processo amplamente debatido e consolidado há quase 30 anos e que, conforme demonstrado, foi extremamente bem-sucedido. Qualquer iniciativa como este projeto, ainda que tenha mero caráter autorizativo, vai na contramão do interesse nacional, uma vez que gera insegurança jurídica e perda de credibilidade internacional da empresa e do país”, classificando ainda que uma eventual reestatização representaria um “retrocesso sob todos os pontos de vista”.

Confira a trecho da fala do deputado na Comissão:

Leia mais!

Acompanhe e Compartilhe!

Me siga nas redes sociais.

Fique por dentro!

Cadastre-se para receber notícias e novidades do meu mandato.

Faça sua doação

Conheça o #AGENTEqueFAZ, nosso programa de voluntariado para distribuição de cestas básicas .