História Alexis Fonteyne

Alexis Joseph Steverlynck Fonteyne é nascido e criado na cidade de Campinas/SP, de origem Belga, apaixonado pelo Brasil. Pai de três filhos.

Graduado em Engenharia Mecânica pelo Centro Universitário FEI e pós graduado em Administração de Empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas – (incompleto). Trabalhou como engenheiro de manutenção, chefe de paradas por 4 anos na Rhodia Solvay Group.

Com espírito colono (desbravador) Alexis começou cedo seu empreendedorismo, aos 30 anos de idade criou e fundou a Propiso (Serviço de aplicação de Pisos e Revestimentos Industriais) em 1997 e posteriormente a Solepoxy (Fábrica de tintas e vernizes para piso) em 2003.

Além de engenheiro e empresário, Alexis Fonteyne agrega muitas atividades a sua vida, foi presidente da ANAPRE (Associação Nacional de Pisos e Revestimentos de Alto Desempenho), foi conselheiro do CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), e foi conselheiro da Sociedade Hípica de Campinas. É inventor, escultor, fotógrafo amador, esportista (Basquete, Ciclismo, Esqui e Mergulho) e professor.

Após receber várias multas na cidade de São Paulo por conta da burocracia, criou um canal no YouTube com o tema “Entenda a Dificuldade de Empreender no Brasil” onde abordou assuntos diversos da imensa burocracia que o empresário brasileiro enfrenta, seu primeiro vídeo “Entenda como é difícil empreender no Brasil – parte 1” teve 13 milhões de acessos no facebook, e alcançou o público de forma simples e objetiva.

Seus slogans de campanha foram: “Por um Brasil mais simples para se viver, empreender e incluir todo brasileiro na sua plena cidadania”, “Vamos defender o cidadão do Estado”  e  “Inclusão Social Sustentável”, baseado no conceito de “ensinar a pescar e ter ambiente de pescaria” . Sua grande bandeira é: Criar ambiente de negócio, descomplicando o Brasil, gerando segurança jurídica, a reformas do sistema tributário, administrativo e o combate a burocracia.

Conheceu o partido NOVO, se identificou com os valores e propostas, e em 2015 se filiou, percorrendo cidades do Estado de São Paulo com apresentações institucionais do partido.

E em 2018 ao se candidatar a Deputado Federal pelo estado de São Paulo, foi eleito com 45.298 votos.

Na câmara dos deputados foi membro titular da Comissão de Desenvolvimento Econômico, da Comissão de Finanças e Tributação, da Comissão Especial da PEC 45/19 – Reforma Tributária, da Comissão Mista da Reforma Tributária, da CPI do Derramamento de Óleo no Nordeste, da Subcomissão de Combate ao Trabalho Escravo, da Subcomissão sobre Política Industrial, Comercial e de Serviços, da Subcomissão do Esporte, 1º Vice-Presidente da Comissão Especial de Subsídios Tributários e Creditícios, Suplente na Comissão Especial do Superendividamento do Consumidor e da Subcomissão da Reforma Tributária.