1000 dias de mandato, ainda há muito trabalho pela frente...

Neste dia, 28 de outubro de 2021, completam-se 1000 dias em que Alexis Fonteyne foi empossado Deputado Federal.

O marco dos 1000 dias de mandato faz lembrar a trajetória até a eleição como deputado federal, o aprendizado e as batalhas diárias. Neste breve, porém intenso, período, Alexis Fonteyne trocou a expectativa do Projeto por um Brasil mais simples, pelo empenho diário em se tornar agente de mudança, capaz de fazer a diferença na vida dos brasileiros, exemplo disso, foi a iniciativa de criar a Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo, da qual se tornou Presidente no corrente ano.

Relembrando os primeiros dias, o parlamentar conta que colocou em um quadro branco quais eram os objetivos do mandato: “Deixar o Brasil bem simples, sem burocracia”. Ele também já tinha um tema prioritário em mente, a Reforma Tributária. Sua experiência como empresário fez com que enfrentasse no dia a dia todas as complicações do nosso sistema tributário. Foi assim que percebeu o potencial da reforma para reduzir o custo Brasil.

Ao longo desse período, o deputado Alexis Fonteyne teve 262 falas computadas no plenário e figurou como autor, coautor ou relator de 484 propostas legislativas, entre projetos de lei, decreto ou resolução, emendas apresentadas, pareceres em comissões, propostas de fiscalização e controle, requerimentos para realização de audiência pública e convocação de autoridades para prestarem esclarecimentos ao parlamento. Por diversas vezes, atuou apenas como “zagueiro”, tentando impedir que propostas ruins fossem convertidas em lei.

Seu desempenho técnico e comprometido foi reconhecido, o Ranking dos Políticos lhe concedeu o Prêmio Excelência Parlamentar nos dois primeiros anos de mandato. Dentre todos os 594 parlamentares, Alexis Fonteyne é aquele que mais destinou emendas orçamentárias para saneamento básico. A priorização na destinação de recursos foi definida como forma de atacar a causa dos problemas de saúde pública e desenvolvimento no país.

A atuação em conjunto com a bancada do NOVO propiciou alguns avanços legislativos nas pautas liberais, entre leis discutidas ou aprovadas, os parlamentares trabalharam por novos marcos para setores importantes, com a modernização das relações e grande potencial para simplificação e redução de custo Brasil. Nesse sentido, podemos citar o Novo Marco do Saneamento Básico, o Novo Marco do Transporte de Cabotagem – BR do Mar, a Lei de Liberdade Econômica, a Nova Lei do Gás e a Nova Lei de Licenciamento Ambiental. São medidas que possibilitam maior abertura nos respectivos setores, com segurança jurídica para atração de investimentos e serviços de melhor qualidade para toda a população.

Passados 1000 dias, Alexis Fonteyne está mais ciente dos desafios políticos do país, mas o otimismo da chegada e a vontade de promover mudanças persistem. “Desistir não é uma opção, temos que lutar pelo Brasil, assumimos essa responsabilidade com os nossos eleitores”, é o que segue afirmando.

Leia mais!

Acompanhe e Compartilhe!

Me siga nas redes sociais.

Fique por dentro!

Cadastre-se para receber notícias e novidades do meu mandato.

Faça sua doação

Conheça o #AGENTEqueFAZ, nosso programa de voluntariado para distribuição de cestas básicas .